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domingo, 23 de janeiro de 2011

Publicidade e Propaganda/ Produção Publicitária
Bacharelado

O publicitário cria, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, procurando a melhor forma de apresentar um produto ou serviço ao consumidor e promover sua venda. Ele atua na elaboração de estratégias e inovações na área de comunicação, visando a obter melhoramentos na relação de empresas e instituições com a sociedade. Para isso, pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo. Faz a arte de embalagens e de identidade corporativa. Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: outdoors, anúncios de jornais e revistas, comerciais de rádio e TV e banners em sites da internet. Cria os textos e as imagens e acompanha sua produção. Depois da campanha, faz novas pesquisas para avaliar o impacto da propaganda sobre o consumidor. O campo de atuação também é bastante abrangente. O profissional de publlicidade e propaganda pode trabalhar em agências de publicidade e departamentos de marketing ou de comunicação de grandes empresas.
Dúvida do Vestibulando
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE FAZER UM BACHARELADO E UM TECNOLÓGICO?
Boa parte dos cursos é parecida e forma profissionais para a mesma área de atuação. O bacharelado fornece formação humanística, com bases profundas da comunicação social e fundamentos do marketing. Já os cursos tecnológicos são voltados para a parte operacional da publicidade. Por isso, têm pequena base da comunicação e do marketing e costumam ser focados em um setor específico de atuação da publicidade e propaganda, como a produção publicitária, que consiste em produzir as peças e campanhas em diversos meios e áreas, como eventos, televisão, rádio, cinema e internet. O tecnólogo costuma atuar ao lado do bacharel.
O mercado de trabalho
O mercado de publicidade e propaganda está estável para o bacharel. Mas há perspectivas de crescimento para o especialista em marketing na área de mídias digitais e móveis. "O publicitário encontra boas oportunidades em canais de venda que não são os tradicionais, como a internet, a TV digital e o celular", explica Fernando Ferreira de Almeida, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Metodista, de São Paulo. O bacharel pode atuar em vários tipos de agências de comunicação, nos departamentos de marketing e comunicação de empresas em geral, em jornais e revistas, além dos fornecedores de produtos e serviços, como consultorias, institutos de pesquisa, produtoras de som e imagem, gráficas, empresas de web e organizadoras de eventos. As maiores agências estão concentradas em São Paulo, mas grandes empresas estão expandindo seus negócios para outras regiões brasileiras e, com isso, abrindo mercados para agências de publicidade, sobretudo no Sul, no Nordeste e no Centro-Oeste. O interior paulista pode ser promissor, uma vez que a região tem grande participação na economia do país.Salário inicial: R$ 950,00 (fonte: Sindicato dos Publicitários do Rio de Janeiro).
O curso
Há muitos cursos de bacharelado em todo o país. A teoria e a prática estão intimamente ligadas. A graduação é focada em propaganda, ambiente promocional, moda, esporte, cultura, varejo e internet. Disciplinas como fotografia, redação publicitária e computação gráfica fornecem as técnicas de criação. O aluno também é treinado nas diversas linguagens da propaganda - política, comercial e institucional. Matérias das áreas de administração e economia complementam o currículo. É importante, por exemplo, saber como montar uma planilha de custos. As escolas costumam exigir um trabalho de conclusão. Na maioria delas, o curso de Publicidade é uma habilitação do bacharelado em Comunicação Social. Duração média: quatro anos. Outros nomes: Comun. (public. e prop.); Comun. (public.); Comun. e Mkt. (public. e prop.); Comun. Soc. (prop. e mkt.); Comun. Soc. (prop. e public.); Comun. Soc. (public. e mkt.); Comun. Soc. (public. e prop. com ênf. em mkt.); Comun. Soc. (public. e prop.); Comun. Soc. (public.); Comun. Soc. (public., prop. e mkt.); Prop. e Mkt.; Public. (public. e prop.); Public., Prop. e Mkt.
O que você pode fazer
Atendimento
Servir de elo entre a agência de publicidade e o cliente para levantar os dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa.
Criação
Desenvolver campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto.
Gerência de produto
Administrar as ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto.
Marketing
Planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o público consumidor.
Mídia
Escolher os veículos de comunicação mais adequados para difundir uma campanha. Negociar a compra de espaço para anúncios em outdoors, jornais, revistas, TVs, rádios e internet.
Pesquisa
Obter dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores. Avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.
Produção
Fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites.
Promoção de vendas
Elaborar estratégias de vendas. Desenvolver campanhas promocionais de diversos tipos de produto em restaurantes, supermercados e outros pontos de venda.



guiadoestudante.abril.com.br

sábado, 8 de janeiro de 2011


Imagine se você fosse um policial e durante uma perseguição a bandidos, ficasse gravemente ferido durante um tiroteio. Seus colegas tiras, o levam para um hospital, onde ficará em coma por bastante tempo. Ao acordar, logo você percebe que é o único a ocupar um leito. Ainda com curativos, e cambaleando, é preciso sair daquele local, para descobrir o que houve. A realidade lá fora, é algo jamais imaginado. Sua mulher e filho desapareceram. Existem mortos por toda a parte, apodrecendo pelas ruas. A maior parte deles, virou terríveis Zumbis vagando sem destino, à espera de um ser humano normal ou animal que possa ser devorado por eles. Para seu consôlo, nem todos se tornaram mortos-vivos. Existe uma pequena parcela da população que segue imune à essa praga, por alguma razão inexplicada. O desafio é encontrar estas ilhas de sobrevivência e se unir a seus semelhantes, para enfrentar a ameaça fétida mais implacável de todos os tempos. O que teria acontecido à humanidade, para que uma praga dessas tenha se abatido sobre ela? Este é o fantástico enredo da nova série "The Walking Dead". O programa vem batendo recordes de audiência nos Estados Unidos, e o sexto e último episódio da primeira temporada, foi visto por 6 milhões de pessoas no canal AMC. Teremos de esperar até 2011 para a volta deste mais novo e surpreendente fenômeno Zumbi da televisão. Se tivéssemos de dar uma nota para The Walking Dead, seria 10, com certeza. Não deixe de assistir.
fonte,texto:tu ja viu.